Mata da Albergaria

A Mata de Albergaria é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da PenedaGerês (PNPG), constituída predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora geresianas. Guarda também um troço da Via Romana - Geira - com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários.

A baixa presença humana nesta mata não rompeu, até há poucos anos, o frágil equilíbrio do seu ecossistema, cuja riqueza e variedade contribuíram para a sua classificação pelo Conselho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu. É também, nos termos do Plano de Ordenamento do Parque, classificada como Zona de Protecção Parcial da Área de Ambiente Natural.
Entretanto, o peso humano tornou-se excessivo, em particular nos meses de Verão, e a regeneração dos componentes naturais passou a fazer-se mais lentamente, sendo já visíveis os seus efeitos nocivos.


O Parque Nacional da Peneda-Gerês tem por missão assegurar a preservação desses valores patrimoniais. Para isso, e por consenso estabelecido entre o PNPG e as entidades locais - Câmara Municipal de Terras de Bouro e Juntas de Freguesia de Rio Caldo, Vilar da Veiga, S. João do Campo e Covide -, o Ayuntamento de Lobios e o Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés, foi decidido aplicar um conjunto de normas, com as quais se procura criar alternativas à utilização do trânsito motorizado, através de novas formas de visita àquele .espaço.

Não se pretende com estas disposições impedir o natural usufruto da beleza desta Mata. Pretende-se apenas ordenar a sua utilização, sensibilizando para novas formas de contacto com a Natureza, de modo a que os seus valores não saiam prejudicados e não nos vejamos, de futuro, privados de uma floresta que reúne características raras no país.

Apelamos assim à compreensão e à colaboração de todos para que com o Parque Nacional, as autarquias e os residentes congreguem esforços para manter preservada, com toda a sua riqueza, a Reserva Biogenética da Mata de Albergaria, respeitando as seguintes disposições:
1. A velocidade máxima de circulação é de 40 Km/hora;

2. É proibido o estacionamento de quaisquer veículos, excepto os do PNPG, Autarquias, Forças de Ordem e Serviços de Bombeiros, bem como os conduzidos por naturais e residentes do concelho de Terras de Bouro, após autorização pela respectiva Junta de Freguesia (Rio Caldo, Vilar da Veiga, S. João do Campo e Covide), Câmara Municipal (restantes freguesias) ou Delegação do Parque Nacional no Gerês;

3. Durante os feriados e fins de semana da época de Verão, é proibido todo o trânsito motorizado, excepto:

3.1. Aos naturais e residentes do concelho de Terras de Bouro, mediante apresentação de documento de identificação;

3.2. Às viaturas que se dirijam de e para a fronteira, percurso ao longo do qual não poderão efectuar paragens e onde deverá ser respeitado o limite máximo de velocidade indicado no local.

4. Durante os dias úteis será autorizada a circulação de viaturas na Reserva, podendo o PNPG estabelecer impedimento equivalente ao dos fins de semana e feriados, desde que o excesso de tráfego o justifique;

5. É interdito o trânsito de veículos pesados de mercadorias e de passageiros, excepto quando disponham de lotação não superior a 25 lugares ou de lotação compreendida entre os 25 e os 40 lugares, desde que enquadrados em visitas guiadas organizadas pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, pela Câmara Municipal de Terras de Bouro ou pelo Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés.
Para além destas disposições, apela-se ainda ao respeito pelas normas de conduta habituais em espaços protegidos, tais como caminhar sempre pelos trilhos e caminhos existentes, não recolher plantas nem perturbar a fauha, não deixar lixo, não fazer fogo nem piqueniques.
Estamos certos de que, com esta colaboração, a Mata de Albergaria conservará os seus valores, o que muito contribuirá para o enriquecimento de um património ambiental que a todos pertence.
As presentes normas aplicam-se às vias de acesso e circulação na Mata de Albergaria e, designadamente, às seguintes estradas florestais:
·
 Leonte - Portela do Homem
·Bouça da Mó - entroncamento com a estrada referida anteriormente
O texto completo do Edital de Acesso à Mata de Albergaria na Serra do Gerês encontra-se à disposição de todos quantos o pretendam consultar nos serviços do Parque Nacional da Peneda-Gerês e na Câmara Municipal de Terras de Bouro.

Percursos alternativos:
Gerês - Pedra Bela - Cascata do Arado - Ermida - Gerês
Gerês - Ermida - Fafião - Cabril - Pitões das Júnias - Tourém
Rio Caldo - S. Bento - Campo do Gerês - Junceda - Lamas - Gerês
Rio Caldo - S. Bento - Campo do Gerês - Vilarinho da Furna - Brufe - Terras de Bouro ou Ponte da Barca