Turismo Religioso

S. Bento da Porta Aberta
"S. Bento penetrou até nas coisas mais secretas de Deus. Os Santos, enquanto são uma mesma coisa do Senhor, não ignoram o pensamento do Senhor"
Mariano di Matteo da Roma - Monte Oliveto

Sitiuado na freguesia de Rio Caldo, o Santuário de São Bento a Porta Aberta é desde há muitos anos, uma referência incontornável d avida do Concelho de Terras de Bouro.
Graças à fé de milhares de devotos de São Bentinho e ao apreço popula de que goza, a visita ao santuário tornou-se um imperativo para qualque minhoto que, smepre desejoso de visitar o Santuário e agradecer os favor do Santo, não olha a sacrifícios, nem a meios, para cumprir as suas promessas. Assim se popularizam, desde as terras mais recônditas, as caminhadas, dos romei(inh)os, nocturnos e diurnos, bem como as romarias de 21 de março, de 11 de Julho e, principalmente, as de 12 e 13 de Agosto em que o religioso e profano se cruzam numa simbiose tão rica e natural.
Hoje, S. Bento d aporta Aberta, conjuntamente com o Gerês, O Parque Nacional e a Via Romana/Geira são pólos de atracção e verdadeiros ex-libris de Terras de Bouro potenciando o desenvolvimento economico da região onde a natureza, o patromónio, o termalismo, a gastronomia e o artesanato se conjugam num produto turístico de excelência.

 Depois de fazerem romaria, despedem-se cantando:
"Perdoai, ó S. Bentinho
Que nós vamos p'rá Abadia
Para o ano, cá tornamos
Quando for o vosso dia"

Depois de subirem o monte até ao Formigueiro, apesar do cansaço vão cantando:
"S. Bento, meu S. Bentinho,
Sarai-me a perna quebrada
Que para além do Formigueiro
Eu tenho de ir de Jornada."
Tinham os de cada região um roteiro certo e invariável, e das terras distantes era quase sempre a jornada feita de noite, por causa do calor. Juntavam-se os peregrinos em ranchadas, caminhavam descalços ou de alparcatas, e lá iam alegres e prazenteiros".

Senhora da Abadia
Pela beleza natural e referência religiosa,  o  Santuário da Senhora da Abadia, em Santa Maria de Bouro concelho de Amares, tem as mais remotas origens, reportando-se aos primeiros tempos do cristianismo. Segundo a lenda, foi fundado por um fidalgo penitente a quem a Virgem apareceu numa gruta, no primeiro quartel do século XII. Tem um museu próprio, de arte sacra. De estilo barroco, esta igreja do século XVIII, possui torres aparelhadas de granito e, entre elas, um pórtico de altar exterior. No interior, de talha dourada, sobressai a imagem da padroeira.

     
Oração a Nossa Senhora da Abadia

Senhora, mãe de Deus,
que no cenáculo,
após a ascensão de Jesus ao céu,
presidistes as orações suplicantes dos Apóstolos
para a vinda do Divino Espírito Santo;
agora, que estais no paraíso à frente dos coros dos anjos e santos, presidí, também, Senhora nossa rainha,
toda a nossa vida,
orientando-nos para a pátria celeste,
onde desejamos estar convosco cantando,
eternamente, as glórias de Jesus.
Amém.